Quando nos deparamos com esta graciosa plantinha, muito utilizada para a ornamentação, não imaginamos que ela tenha, também, propriedades terapêuticas. Apesar de aparentemente frágil, a Violeta contém violina, óleo essencial, amido, entre outras substâncias. É recomendada para o tratamento de catarros que se formam em conseqüência da bronquite e contra as inflamações das vias respiratórias
A Violeta pertence à família das violáceas. Suas folhas são cordiformes e suas flores se apresentam em várias cores, podendo ser violetas,cor-de-rosa, brancas e também mescladas. A espécie silvestre, apesar de menos, graciosa, é a preferida da indústria farmacêutica.
ALFAVACA
Nome científico: Ocinum Basilicum
Pertencente à família das Labiadas é uma planta herbácea (erva), originária dos países com clima tropical, a exemplo do Brasil. A Alfavaca é aromática e pode ser muito útil na cozinha para a preparação de molhos e sopas, conferindo um paladar especial ao prato. Quando dessecada conserva intacto o seu perfume. É uma planta anual (que só cresce em determinadas épocas do ano). Apresenta-se com uma haste reta, suas folhas são verdes e brilhantes, um tanto carnosas. Para a preparação de medicamentos são utilizadas suas folhas frescas ou secas. É conhecida ainda pelos seguintes nomes: manjericão-de folha-larga, manjericão-dos-cozinheiros, erva-real, remédio-de-vaqueiro etc.
Conteudo do livro: plantas que curam. Hugo de Caravaca